Voltar ao início | Back to the index História do site | Website's history 727's para seu FS | 727's for your FS Notícias | News Kits | Kits História | History Fotos | Pictures Dados técnicos | Technical data Download | Download Links | Links Aeronaves brasileiras | Brazilian planes Acidentes | Crashes


Última atualização: 21.03.2003


Existem cinco kits nesta escala: o mais comum é o 727-200 da Doyusha, mas existem também um 727-200 e um 727-100 da empresa Nitto, um 727-200 da empresa Entex e um 727-100 da VEB/Plasticart/KVZ e agora, um da Master Models.. Todos estarão sendo analisados abaixo, ainda que dos modelos 100 as informações sejam de terceiros. Se você souber de algum kit nessa escala que não esteja listado aqui, por favor, informe-nos.


KITS 1/100 CONHECIDOS:

DOYUSHA 727-200


Há algum tempo atrás havia lido que este, juntamente com o 737-200, é um dos piores kits da DOYUSHA. Após montá-lo, concordei... A fábrica japonesa, que tem grandes modelos, fez um bonito 727-200 mas poderia ter sido mais cuidadosa com a produção deste avião. Se compararmos o kit com as plantas em escala 1/100 da Boeing, descobrimos que a empresa errou muito ao fazer os moldes deste avião, uma vez que quase todas as medidas estão erradas. Algumas partes parecem ser 1/96 ou até 1/90 e outras, 1/110. Existem peças com sua forma completamente errada e uma lista de tudo o que está errado neste kit encheria uma página. Melhor dizer que para corrigir este kit, o modelista deve se preparar par uma longa batalha. Alguns dos maiores problemas são:

  • Fuselagem muito fina
  • Corda da asa muito longa
  • Âgulo de inclinação do estabilizador vertical errado
  • Nariz errado (parece um nariz de golfinho)
  • Portas de carga no lado errado

Se a precisão aos detalhes não é muito importante, este 727 até pode ser indicado para quem quer uma versão maior do 727 e não conseguir comprar o 1/72 da KMC. O 727-200 da Doyusha é moldado em branco, detalhes em alto relevo, o que aumenta o trabalho, pois todas as marcas tem de ser lixadas para, depois, serem feitas as marcações em baixo relevo. A fuselagem fecha bem e o kit montado não apresentou grandes problemas na junção das asas e estabilizadores. Porém, será necessário um esforço extra e bastante massa para corrigir alguns pontos onde o plástico apresenta defeitos na altura entre as duas metades do corpo do avião. Os decais são de um 727 da All Nippon, com a sua última pintura na empresa e o prefixo JA-8304. Nos Estados Unidos custa aproximadamente U$ 39,00 (é vendido no Brasil por encomenda em algumas lojas) e ainda está em produção no Japão. Decais de outras empresas para este kit podem ser encontrados nas lojas especializadas do exterior.


Clique nas imagens para ver as instruções em tamanho maior


Voltar para o início da página

NITTO


Nitto 1/100


Não tenho dados sobre este kit da Nitto. Aparentemente, ele é o mesmo kit da Doyusha, pois as imagens abaixo, divulgadas em ofertas deste kit em sites de leilão na Internet, mostram as peças e até os decais (da versão ANA) iguais aos da Doyusha. Um erro flagrante são os decais para um 727 da JAL, pois esta empresa nunca usou o 727 em seu modelo 200.

Nitto 1/100


Voltar para o início da página

ENTEX


Entex 1/100


Novamente, não tenho dados sobre o kit da Entex. Como o da Nitto, ele também parece baseado (ou cópía mesmo) do kit da Doyusha, e as imagens abaixo, divulgadas em ofertas deste kit em sites de leilão na Internet, mostram que as peças são iguais as da Doyusha.

Voltar para o início da página

VEB-PLASTICARD




Esta análise é de Dana Kopher. A foto acima mostra um 727-100 da VEB, montado por Al Superczynski e a caixa do kit correspondente. Ele fez algumas correções no nariz do kit, melhorando sua aparência e, claro, removeu todos os rebites, originalmente do tamanho de uma bola de baseball. Os decais do kit são infinitamente superiores aos da AURORA, mas faltam-lhe os detalhes no motor e asa que existem no kit da NITTO. Os decais da Pan AM são bons e a melhor sugestão (e mais cara), seria pegar a fuselagem da VEB, juntar com os motores, asas, estabilizadores horizontais e trem de pouso do kit NITTO e fazer um só avião. O kit, quando em produção, era moldado em branco e tinha decais PAN AM (anos 60). O preço hoje, quando encontrado (especialmente em leilões do site ebay), é superior a U$ 20,00 e quanto aos decais para outras versões, eles existem e podem incluir os do 727-200, devidamente editados.

Voltar para o início da página

MASTER MODELS


Master Models 1/100


Presença constante em sites de leilões, este 727-100 parece ser um relançamento do 727-100 da VEB, porém, não tenho outros dados nem o vi montado ainda.