Voltar ao início | Back to the index História do site | Website's history 727's para seu FS | 727's for your FS Notícias | News Kits | Kits História | History Fotos | Pictures Dados técnicos | Technical data Download | Download Links | Links Aeronaves brasileiras | Brazilian planes Acidentes | Crashes



Última atualização: 22.03.2003


REVELL


Revell 1/280


Este é um novo kit, com molde de 1998 da Revell alemã e que agora está em catálogo, estando disponível em diversas lojas brasileiras por um preço que varia de R$ 10,00 a R$ 15,00. Ele tem 25 peças moldadas em plástico branco, com as janelas da cabine em plástico transparente e trem de pouso que pode ser montado em duas posições. O kit parece bem com um 727, necessitando de trabalho apenas na seção do nariz, onde ele é um pouco diferente, mais afilado do que deveria. Há ainda uma saliência indevida no lado esquerdo do radome, que deve ser retirada. No geral, fica bonito com um pouco de trabalho. Nos anos 80 a Matchbox teve um modelo nesta mesna escala, cuja caixa pode ser vista na imagem abaixo. Não sei se era o mesmo kit, mas como esta é uma escala pouco usual, parece estranho que duas empresas tenham feito o mesmo avião nesta escala. Repare que a caixa da Matchbox mostra duas opções: American Airlines e Iberia, mas a imagem é de um 727-100, nunca operado pela empresa espanhola.


Voltar para o início da página

Matchbox 1/280


O decal que acompanha o kit da Revell é de excelente qualidade e permite que se faça um 727-200 da Pan Am, prefixo N370PA, Clipper Splendid (diferente do que está na caixa, o N567PE, Clipper Evening Star) e traz as marcações de janelas, portas e até o pára-brisas com limpadores e tudo o mais, sem deixar de incluir as marcações da porta do trem dianteiro e detalhes para os motores. O kit na escala 1/280 tem aproximadamente 15 cm de comprimento e 12 cm de envergadura. Seu maior problema é a escala, totalmente fora dos padrões, que dificultará até mesmo a obtenção de outras folhas de decais para a montagem de diferentes aviões.

Voltar para o início da página

Na figura ao lado temos uma parte das instruções do kit, que traz uma pequena história do Boeing 727 e fala também da Pan Am, contando que ela chegou a operar um total de 89 modelos 727-200 iguais ao kit, antes de falir em 1991 (hoje a Pan Am revive, em uma nova razão social e voa novamente 727s, alguns com winglets, mas não é sombra da gigante que foi). As instruções trazem ainda as marcações para a colocação dos decais de modo claro e completo, com quatro vistas da aeronave (ambos os lados, superior e inferior), que tornam o pacote, pelo preço e raridade dos kits de 727, bem compensador. O toque inusitado é que no catálogo da Revell que anuncia o kit (1999), a imagem é de um 727-100 da Cruzeiro, com a pintura antiga. O kit em si é bom, tem um razoável detalhamento para o tamanho e não apresenta defeitos em seu plástico branco. Porém, exigirá atenção e detalhe no acabamento das peças e tem as portas de carga do lado errado, como o kit da Doyusha em 1/125. Os pneus parecem finos demais para a escala, em especial os dianteiros. As janelas, na verdade recessos na fuselagem, devem ser fechadas para uma perfeita aplicação dos decais. Abaixo a caixa, detalhes do kit e as instruções completas.


Voltar para o início da página

Revell 1/280


Voltar para o início da página

Revell 1/280


Voltar para o início da página

Revell 1/280


Voltar para o início da página

Revell 1/280

Voltar para o início da página


Revell 1/280